A Tartaruga – Um conto para trabalhar o Autocontrole nas crianças

A história da Tartaruga é um conto para trabalhar o autocontrole nas crianças. Este conto ensina a posição da tartaruga, uma das técnicas para ajudar as crianças a terem controle nas suas emoções e sobre si mesmas.

É muito importante desenvolver o autocontrole na criança desde os primeiros anos de vida. O autocontrole começa como um modelo que essa criança terá desde bebé, com os pais, com os adultos que a rodeiam, na escola com a relação que estabelece com a professora e com os seus colegas.

A capacidade de ser tolerante, de saber esperar, de saber lidar com a frustração, dividir e perceber que não é o centro do universo, são ferramentas fundamentais para criar o autocontrole.

O autocontrole emocional nas crianças só é alcançado com paciência e muita perseverança. O resultado será uma criança mais preparada para enfrentar as adversidades e mais confiante.

O amadurecimento neurológico na criança inicia-se a partir dos 6 anos. Nesse momento ela começa a desenvolver habilidades cognitivas para o autocontrole. Conseguir um melhor autocontrole emocional nas crianças implica ensiná-las a refletir.

Através das histórias e dos contos ajudamos as crianças a elaborarem os seus medos e conflitos afetivos, a criarem uma identificação positiva e a formarem referências que lhes vão dar segurança no seu processo de amadurecimento. Os contos são especialmente adequados para as crianças porque prendem a sua atenção, são capazes de as divertir, de aumentar a sua curiosidade, estimular a sua imaginação e enriquecer a sua vida ao mesmo tempo que as ajudam a desenvolver o seu intelecto, a reconhecer as suas emoções, acalmar a ansiedade e a abordar os seus sonhos.

Por isso, a importância da ContoTerapia, que se apresenta como uma ferramenta que se baseia no uso dos contos para abordar diversas situações comportamentais, entre elas: manifestação de tristeza, ansiedade, emoções positivas e negativas, entre outras.

O conto tem a capacidade de fornecer ideias e arquétipos que são facilmente processados na nossa mente, criando um ambiente de identificação seguro para olhar determinadas situações de um lugar diferente.

Os contos também têm a capacidade de nos ensinar, moldar e de abrir a nossa mente e os nossos corações para novos caminhos e possibilidades. Através da sabedoria dos contos podemos transitar pelas adversidades com habilidade.

Com a contoterapia encontramos o apoio necessário para superar as incertezas e obstáculos com a ajuda das histórias e da imaginação.

Acredita na tua imaginação…

Espero que gostes da nossa história!