Dado das emoções

  • by
  • Jogos

Este jogo foi criado para desenvolver as capacidades emocionais das crianças. Existem várias emoções e todas são boas, o importante é sabermos identificá-las e conseguirmos falar sobre elas. Promovendo um espaço lúdico e educativo as crianças vão-se divertir e ao mesmo tempo estão a aprender a falar sobre as suas emoções. Quando a criança consegue dar um nome a um sentimento específico, a palavra ajuda a conter esse sentimento e torna-o mais concreto e fácil de lidar, a isso dá-se o nome de consciência emocional. Através do dado das emoções fomentaremos a consciência emocional, ajudando a criança a identificar, a exteriorizar e a lidar com as suas emoções e sentimentos. Ela também exercitará a empatia e aprenderá a respeitar os seus semelhantes.

Este jogo pode ser utilizado tanto com crianças como por adultos, em contexto informal ou mais formal, como dentro de um consultório.

Como podemos utilizar o dado das emoções:

– Pedimos à criança para jogar o dado. A face que ficar para cima a criança vai falar sobre uma situação em que sentiu aquela emoção e como resolveu a situação. Em seguida, o adulto joga o dado e repete o procedimento feito pela criança. Vão jogando alternadamente até falarem de todas as emoções que estão no dado.

– Outra forma de jogar, com crianças mais pequenas, é jogar o dado e a face que ficar para cima, a criança vai ter de fazer a expressão daquela emoção; Ex: a criança joga o dado e a face que ficou para cima foi a emoção da raiva. Então o adulto diz-lhe qual a emoção que saiu e pede-lhe para ela fazer a expressão facial e corporal da raiva.

Brinca! Joga! Diverte-te! Treina!

Descarrega aqui, imprime, joga e diverte-te muito!

Beijinhos coloridos,
M. E