Emoções – O Grande Desafio do Séc.XXI

“Pelo Sonho é que Vamos! Chegamos? Não chegamos? Partimos, Vamos, somos!”

Estas frases são de Sebastião da Gama, um poeta da minha terra e que eu adoptei como lema de vida. Eu sempre acreditei que “Se sonharmos de verdade, Se acreditarmos sempre em nós, Tudo pode acontecer!”.

Trabalho na área da educação há cerca de 20 anos, mais concretamente como psicóloga educacional. Tanto como psicóloga ou como mãe esta sempre foi a mensagem que eu passei para as crianças e famílias com que trabalhei.

Os sonhos são sem dúvida o que nos move… Eu sonho e acredito num mundo em que todas as crianças tenham os mesmos direitos, em que sejam ouvidas, em que todas aprendam e sejam muito felizes. Para mim, aprender mais do que um caminho, é um percurso que deve ser feito à medida de cada um e solidariamente partilhado por todos. Para que exista aprendizagem é fundamental a presença dos afectos e das emoções, porque as aprendizagens têm de ser significativas senão perdem-se…

“Diz-me e eu esquecerei, Ensina-me e eu lembrar-me-ei, Envolve-me e eu aprenderei”.

Pensei criar este espaço virtual o “Mundo das Emoções” porque considero que o maior desafio do nosso século, tanto para as crianças como para os adultos, é saber gerir as suas emoções.

Vou focar-me mais no trabalho com as crianças porque elas são o nosso futuro. Porque as crianças têm no olhar o brilho dos inícios, e têm a maravilhosa qualidade de se espantarem com as coisas mais simples.

Porque as crianças são sem dúvida o nosso maior presente… são os nossos sonhos em pessoa… são a esperança num mundo melhor!

Eu defendo que todas as crianças deveriam ter acesso a uma Educação Socioemocional. Todas as escolas deveriam incluir nos seus currículos um espaço onde a Educação Socioemocional fosse aprendida e desenvolvida. Felizmente, em muitos países esta é já uma realidade com óptimos resultados comprovados.

Ao nível da minha área profissional, revejo-me na Psicologia Positiva, que identifica e desenvolve os talentos de cada um. Que potencia e traz para “fora” aquilo que a pessoa tem de melhor. A Psicologia Positiva tem uma visão mais equilibrada e completa do funcionamento humano.

O mundo está em constante mudança. De 4 em cada 5 crianças que entram hoje para a escola, quando saírem irão ter empregos que ainda não foram inventados. É urgente preparar as crianças para a mudança… Torná-las capazes de resolver problemas, de terem pensamento crítico e de serem criativas. A sociedade moderna coloca-nos muitos desafios. A globalização, a era digital, as redes sociais e as constantes mudanças no mercado de trabalho. A procura de competências para trabalhar em equipa, liderar e saber gerir a ansiedade e o stress nunca foram tão necessárias como nos dias de hoje.

É fundamental ensinarmos as nossas crianças a pensar antes de agir e reagir, a saberem colocar-se no lugar do outro, a trabalharem as perdas e frustrações, a reconhecerem e saberem expressar aquilo que sentem, a saberem gerir as suas emoções e vencerem as “armadilhas” da mente.

Temos de preparar as nossas crianças para saberem enfrentar os desafios do amanhã.

Beijinhos coloridos,
M.E.